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Áreas Curriculares do 1º ciclo (ESG1)
Nesta secção descrevem-se as áreas curriculares e as disciplinas que as compõem. Para além, das competências definidas para cada disciplina, deverão ser desenvolvidas e consideradas em todas as disciplinas competências, tais como o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, resolução de problemas, juízo crítico, habilidades para lidar com a complexidade e diversidade e trabalhar em grupo. Os valores preconizados para o ESG e os temas transversais já definidos deverão estar presentes na prática educativa.
- a) Língua Portuguesa – O Português é a língua oficial e de ensino que visa desenvolver competências (Linguística e Comunicativa) que permitam ao aluno uma integração plena na vida social, cultural, económica e política do país e do mundo.
- b) Línguas Moçambicanas – Neste ciclo, o ensino de Línguas Moçambicanas visa promover nos alunos a consciência do valor das línguas e cultura moçambicanas, no contexto multilingue e multicultural, contribuindo para a sua melhor inserção na sociedade.
- c) Língua Inglesa – Moçambique situa-se na África Austral e encontra-se rodeado de países de Língua Oficial Inglesa, é membro da SADC e da Commonwealth, organizações que têm o Inglês como principal língua de trabalho. O Inglês é a língua de comunicação internacional mais usada nos domínios científico, interacções sociais, transacções comerciais, entre outras, o que torna imprescindível o seu domínio nesta era da globalização. Esta língua foi introduzida no 3º ciclo (6ª e 7ª classes) do EB de modo a proporcionar ao aluno o vocabulário básico para a comunicação.
- d) Língua Francesa – A Língua Francesa é a segunda língua estrangeira a ser incorporada no ensino, como uma das ferramentas necessárias para a participação efectiva do aluno na vida social e política do país. É uma disciplina opcional neste ciclo e é introduzida a partir da 9ª classe com objectivo de levar os alunos a comunicar, oralmente e por escrito, num nível básico, na Língua Francesa em diferentes situações de comunicação. A introdução desta disciplina neste ciclo deverá ser gradual tendo em conta a disponibilidade de professores e poderá obedecer a um regime específico sob a forma de módulos intensivos ou níveis, de acordo com o contexto.
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